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Um pouco de história e tendências

Origens
Deep Blue versus Garry Kasparov

  • O DeepBlue fazia uso do algoritmo MinMax com poda alpha-beta.
  • A solução tinha 256 processadores dedicados para a tarefa.
  • Examinava em torno de 30 bilhões de movimentos por minuto.
  • A profundidade geralmente era de 13. No entanto, em determinadas situações podia chegar até 30.
  • Para fazer a poda da árvore ou alongar o caminho de busca, a solução fazia uso de uma base de jogos históricos de Xadrez. Com isto era possível determinar o valor de um estado sem continuar a busca.

  • Game over: Kasparov and The Machine, 2003

  • Deep Blue - Down the Rabbit Hole: um vídeo um tanto quanto interessante sobre o assunto com vários detalhes que são difíceis de encontrar em outras fontes.
O que mudou de Shannon até o Deep Blue?

O avanço no jogo de xadrez parou depois do Deep Blue?

AlphaZero

Impactos
  • M. Sadler, N. Regan, e G. Kasparov, Game Changer: AlphaZero’s Groundbreaking Chess Strategies and the Promise of AI. New in Chess, 2019.

  • N. Tomasev, U. Paquet, D. Hassabis, e V. Kramnik, “Assessing Game Balance with AlphaZero: Exploring Alternative Rule Sets in Chess”, CoRR, vol. abs/2009.04374, 2020, [Online]. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2009.04374

Próximas atividades

Se você quiser, é possível baixar todo o código na sua máquina, configurar o ambiente e executar o jogo e os jogadores na sua máquina local. Se esta for a sua intenção então você pode ir para o arquivo de configuração.

Material adicional

Existe uma variante do algoritmo MinMax chamado MinMax com alpha-beta. A descrição de como esta variante funciona pode ser acessada aqui.