No final de semana do dia 19 de março eu terminei o meu terceiro curso estilo massive open online course (MOOC). O primeiro curso que eu fiz foi sobre Machine Learning com o Andrew Ng da Universidade de Stanford, antes mesmo de existir o site coursera.org. Algumas reflexões sobre a participação neste curso foram registras aqui neste blog [1, 2]. O segundo curso que eu fiz foi sobre Computing for Data Analysis com o Roger Peng da Johns Hopkins University. O terceiro e último, por enquanto, foi sobre Data Analysis com o Jeff Leek da Johns Hopkins University.

Os números sobre estes cursos são impresionantes. O curso sobre Data Analysis teve aproximadamente 102.000 inscritos, 51.000 que assistiram os vídeos, 20.000 que fizeram os exercícios e 5.500 que fizeram os relatórios (analysis assignments).

Todos os cursos são tecnicamente muito bons, mas com pequenas diferenças na forma como o conteúdo é ministrado. Abaixo é possível visualizar uma tabela onde eu comparo os três cursos baseado em alguns critérios.

Na minha opinião, algo muito importante é manter vídeos curtos (no máximo 15 minutos). Dependendo do assunto, quando o vídeo ultrapassa 20 minutos é muito difícil se manter concentrado. Outros fatores que eu percebi que influenciam bastante são: se existem questões no meio dos vídeos ou não e se você consegue ou não visualizar o rosto do professor/instrutor. Quando existem questões no meio do vídeo é muito mais fácil ficar atento ao conteúdo. Outro fator que eu não imaginava que fosse fazer diferença é o fato do professor aparecer no vídeo ou não. Quando o rosto do professor aparece no vídeo, como se ele estivesse conversando com você, é muito mais fácil prestar atenção na aula.

Quizz toda semana é algo extremamente útil para você se manter focado no curso. O fórum é uma boa ferramenta para tirar dúvidas com os seus colegas. Detalhe, ela é uma boa ferramenta, não é uma ótima ferramenta… Por fim, alguns cursos fazem uso de muitas ferramentas, enquanto outros não. Eu prefiro os cursos com muitas referências :)

Falando em referência, neste vídeo o Jeff Leek conversa com o Roger Peng sobre o curso de Data Analysis. Neste vídeo eles discutem algumas questões interessantes, tais como: como avaliar 20.000 relatórios e como administrar uma turma tão heterogênea, principalmente nos fóruns. O Jeff Leek optou por fazer peer-review para avaliar os relatórios, o que achei bem divertido.