Machine Learning, Artificial Intelligence and Leffe
Nesta semana eu comecei dois cursos na universidade de Stanford. Um curso sobre Aprendizagem de Máquina (Machine Learning [1]) e outro curso sobre Inteligência Artificial (Artificial Intelligence [2]). No entanto, eu não estou em Palo Alto na Califórnia. Estou no conforto da minha casa tendo aulas à distância.
Nunca acreditei muito em educação à distância (EAD). Inclusive, já expressei a minha opinião em outros posts [3] sobre o uso inadequado de novas ferramentas no ensino à distância. Entretanto, a experiência atual está sendo muito diferente! A forma como o conteúdo e os exercícios são apresentados é muito organizado e facilita muito a compreensão do assunto.
Os dois cursos tem todas as suas aulas gravadas em vídeo. Independente da complexidade do assunto, todos os vídeos não tem duração superior a 12 minutos. Alguns assuntos tem mais vídeos que os outros, mas nenhum dos vídeos ultrapassa a duração descrita acima e quase todos são feitos de uma forma que parece que você está olhando para um quadro de sala de aula. Durante as aulas são realizadas perguntas que os alunos podem responder em formulários criados sobre os vídeos. É muito difícil encontrar um vídeo que não tenha no mínimo uma pergunta. Não sei exatamente que ferramenta eles estão utilizando, mas o resultado é muito bom.
A forma como acontece o homework nos dois cursos é um pouco diferente. No curso de Machine Learning (ML) o aluno responde a perguntas enunciadas em um formulário web normal e pode responder quantas vezes desejar até obter a nota máxima. No curso de Artificial Intelligence (AI) o enunciado das questões também é na forma de vídeo e o aluno responde no próprio vídeo. Diferente do curso de ML, no curso de AI não é possível responder inúmeras vezes as questões.
Os exercícios de implementação ainda não começaram. A única informação que eu tenho é que os exercícios do curso de ML serão todos baseados no Octave [4].
A forma como os cursos estão organizados (aulas e exercícios) facilita muito o acompanhamento dos mesmos. Por exemplo, neste exato momento eu dei uma paradinha para atender os meus filhos. Se, por algum motivo, eu não conseguir voltar para aula então eu posso retornar amanhã ou no fim de semana a partir do ponto onde eu parei. Se a minha capacidade cognitiva for afetada pelas cervejas que eu estou tomando então eu posso rever todas as aulas novamente sem nenhuma preocupação maior.
Estes cursos irão até 20 de dezembro. Provavelmente eu irei escrever um ou dois posts a mais sobre estes cursos até o término deles. No entanto, uma coisa é certa! A minha opinião sobre cursos à distância mudou.