No ano em que eu entrei no Curso de Ciências da Computação (1996), aconteceu na minha faculdade uma mesa redonda sobre a regulamentação da profissão. Eu lembro que na época eu não tinha opinião formada (claro! eu era apenas um calouro!) e que o tema era “quente” (todos discutiam isto na época).

Com o passar dos anos, a importância do tema não diminuiu e felizmente eu pude obter mais informações. Hoje, sou totalmente contra a regulamentação da profissão. Sou contra a regulamentação da profissão porque a regulamentação não trás benefício algum para sociedade e nem para o profissional da área.

No entanto, ontem eu recebi a infeliz notícia que uma proposta que regulamenta a profissão de analista de sistemas, do senador Expedito Júnior, foi aprovada pela CCJ. Aparentemente, esta proposta foi aprovada sem levar em consideração a opinião da população, de órgãos como a Sociedade Brasileira de Computação e sem levar em consideração modelos empregados em outros países (até hoje eu não consegui encontrar um país onde a profissão de analista de sistemas fosse regulamentada).

Infelizmente, eis mais um exemplo de Estado fracassado (estados que padecem de graves “déficits de democracia” segundo Chomsky).

Para saber mais sobre o assunto: Projeto de Lei; Notícia publicada no JusBrasil, e; um texto que as desvantagens da regulamentação da profissão.