Nesta segunda-feira (03 de setembro de 2012) eu realizei uma palestra no XXI Seminário de Computação da Universidade Regional de Blumenau (SEMINCO). Além do auditório estar completamente lotado, foi muito legal voltar para a universidade onde eu me formei em Ciência da Computação depois de tantos anos (aproximadamente 12 anos) e reencontrar muitas pessoas.

Na ocasião, eu falei sobre Mineração de Informações na era do Big Data. Não sei se o material que eu utilizei foi adequado para uma (1) hora de palestra. O meu objetivo era fornecer uma visão geral sobre Data Mining, Text Mining e Web Data Mining dentro do contexto de Big Data. O que é um tanto ambicioso para uma hora de conversa. Talvez, a forma como o assunto foi exposto ficou meio confuso, mas acredito que o objetivo foi cumprido. Ao final, várias perguntas foram feitas e a conversa se estendeu com algumas pessoas durante o intervalo do evento.

Para quem desejar mais informações sobre o assunto, pode acessar o material abaixo:

  1. Slides da palestra;
  2. Lista de artigos relacionados com o assunto, e;
  3. Códigos de algumas aplicações relacionadas com o tema.
Se você estiver realmente interessado no assunto, não deixe de ver os últimos slides da palestra. Neste slides tem uma lista bem útil de referências sobre o tema.

Se alguém tiver alguma dúvida, comentário ou sugestão sobre o material, então pode deixar um comentário aqui no blog ou enviar um e-mail para fabricio dot barth at gmail dot com.