O tema Recuperação de Informação sempre foi um tema muito explorado na academia e no mercado. A forma com que os eventos acadêmicos são conduzidos demonstra uma maturidade muito grande da área, inclusive com uma ligação muito forte com o mercado.

Inúmeros livros sobre este tema já foram publicados. No entanto, são poucos os livros publicados em português e são poucos os eventos brasileiros que tratam sobre o assunto.

Durante o meu doutoramento, eu tive que realizar uma fundamentação teórica adequada sobre o tema, descrevendo os conceitos e premissas que regem o desenvolvimento da área de Recuperação de Informação, os modelos existentes e os métodos para avaliação dos Sistemas de Recuperação de Informação.

Levando-se em consideração o material escasso sobre o tema em português eu decidi publicar este relatório, cujo o objetivo é fornecer uma introdução ao tema, apresentando os principais conceitos, modelos e métodos existentes.

Creative Commons License
Uma breve introdução ao tema Recuperação de Informação by Fabrício J. Barth is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.