No ano de 2003, influenciado por uma colega (Maria Cristina Belderrain), eu comecei a utilizar um Wiki como ferramenta de suporte nas disciplinas que eu ministrava em um curso de Bacharelado em Ciência da Computação.

Ao mesmo tempo que testava esta ferramenta para edição colaborativa de textos com os alunos, fui percebendo a utilidade dela em ambientes acadêmicos e empresariais. Na minha opinião e na opinião de um outro cara, chamado Daniel E. O'Leary, as vantagens do uso de Wikis são: (i) wikis geram uma rede de conhecimento ligando pessoas ao conteúdo criado; (ii) wikis auxiliam na criação de documentos consensuais, e; (iii) através de WIKIS é fácil gerar informações a partir de diversas fontes.

Quando você trabalha com Wikis, os dois últimos pontos destacados acima são fáceis de identificar [1]. No entanto, o primeiro ponto sempre me deixou muito intrigado. É fácil acreditar que Wikis geram uma rede de conhecimento ligando pessoas ao conteúdo criado e, consequentemente, ligando pessoas com pessoas. Porém, como isto acontece? Quais são as características desta rede? É possível ter um desenho desta rede (ao longo do tempo)?

Por isso que em meados de 2006 eu decidi implementar uma ferramenta que acessa o conteúdo (histórico de criação e modificação das páginas e espaços) de diversos Wikis e analisa este conteúdo criando grafos de relacionamentos entre pessoas, agrupamentos hierárquicos de páginas, entre outras análises, para detectar grupos em Wikis.

Eu fui desenvolvendo esta ferramenta no meu tempo livre. Ou seja, durou alguns meses até que eu tivesse algo razoável. Lá pelo ano de 2008 eu já consegui coletar alguns resultados razoáveis e isto me motivou a escrever um artigo. Neste ano eu submeti este artigo ao VII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos. O artigo foi aprovado na versão resumida. Este processo de avaliação do artigo foi um dos mais legais que eu já participei. Os avaliadores (três ao total) realizaram comentários realmente pertinentes. Parabéns para o pessoal do SBSC 2010!

Além da publicação do artigo, eu optei por tornar público o código fonte da aplicação com licença GPL, que pode ser encontrado aqui. Uma versão do artigo publicado no SBSC 2010 também pode ser encontrado neste link. Um vídeo sobre a utilização da ferramenta pode ser encontrado no YouTube. Espero que alguém possa fazer um bom uso deste material.