Educação em Computação


Sempre me questionei muito sobre a efetividade dos métodos de ensino (tradicionais ou inovadores), principalmente aplicados no ensino de Computação. No entanto, nunca tive conhecimento suficiente sobre como avaliar adequadamente uma iniciativa. Desta forma, ao longo dos últimos anos só escrevi alguns posts sobre educação em computação, mas nunca nada muito científico.

Quando eu comecei a orientar trabalhos nas disciplinas de Escritório de Projetos da BandTec esta curiosidade sobre medir a efetividade de uma iniciativa de ensino aumentou. Pois, a iniciativa intitulada "Escritório de Projetos" da BandTec se propõe a ser uma iniciativa eficiente para preparar melhor o egresso de cursos de tecnologia para o mercado.

Durante o primeiro semestre de 2012, além de coordenar a execução do projeto Simple Maps dos alunos do quarto semestre do curso de Análise e Desenvolvimento de Software, eu também executei uma pesquisa qualitativa observacional, coletando dados qualitativos (i.e., textos escritos, entrevistas dos participantes, resultados de reuniões de retrospectiva) para extrair padrões repetitivos e teorias que explicam a dinâmica do Escritório de Projetos.

Os primeiros resultados deste estudo são apresentados em:

  1. BARTH, F. J., BURD, L., PIMENTEL, M. Escritório de projetos: simulando o ambiente de projetos de software em cursos de tecnologia In: WEI - XX Workshop sobre Educação em Computação, 2012, Curitiba. Anais do XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2012.
  2. Projeto Simple Maps. Slides utilizados no primeiro encontro de projetos de Escritório de Projetos da BandTec - abril de 2012.
  3. Slides utilizados na apresentação realizada no XX Workshop sobre Educação em Computação

Mais análises e resultados devem ser publicados no futuro.