Evaluation Tool


O Instinct foi um consórcio de 24 membros, incluindo 14 parceiros industriais, 6 universidades e 4 instituições de pesquisas. A Universidade de Brunel foi a coordenadora do projeto. O site do projeto é http://dea.brunel.ac.uk/instinct.

O desenvolvimento da ferramenta Evaluation Tool foi executado entre Janeiro de 2004 e Outubro de 2005. Este projeto foi parcialmente mantido pela Comissão da Comunidade Européia (IST-1-507014-IP-0e), dentro do consórcio Instinct. A equipe que desenvolveu este projeto era composta por professores, alunos de pós-graduação e alunos de graduação do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Objetivos

Desenvolvimento de uma ferramenta que simula - em tempo real e sobre uma transmissão real de dados - o comportamento médio de uma rede de computadores, introduzindo no caminho de transmissão dos dados interferências típicas de redes congestionadas: perdas de pacotes, atrasos fixos, atrasos variáveis, duplicação de pacotes e redução de banda passante. Utilizada no lugar das redes que vai simular, ela faz a transmissão do sinal entre as pontas, simulando o comportamento da rede que está substituindo, de forma que o resultado final seja próximo. A Evaluation Tool obtém os dados que caracterizam a rede a ser simulada a partir de dados estatísticos de redes reais ou a partir de simulações. Com isso, é possível realizar testes ao vivo de redes ainda não fisicamente implementadas, o que pode levar a uma importante redução de custos na implementação de novos serviços em novas localidades, por exemplo. Outras funções importantes da Evaluation Tool são a possibilidade de realizar demonstrações realistas ao vivo dos serviços, e a possibilidade de determinação a priori de parâmetros de qualidade de serviço (QoS) a serem oferecidos por uma rede para satisfazer exigências de qualidade dos usuários finais.

Produtos

Os produtos deste projeto foram:

  1. Evaluation Tool: uma ferramenta que simula - em tempo real e sobre uma transmissão real de dados - o comportamento médio de uma rede de computadores. Caso você tenha algum interesse em fazer alguns testes com a ferramenta ou obter outras informações, basta me mandar um e-mail.

  2. E os artigos:

  3. MINDLIN, P. A. L. ; BARTH, F. J. ; SPINA, E. ; GABOS, D. . Evaluation of Real Applications and Service Using the Heterogeneous Network QoS Evaluation Tool. WSEAS Transactions on Information Science and Applications, Athens, v. 2, n. 6, p. 787-794, 2005.
  4. BARTH, F. J. ; SPINA, E. . Processo de especificação de uma ferramenta de avaliação do QoS para o desenvolvimento de aplicações convergentes sobre redes heterogêneas. In: Congresso Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação, 2005, Belo Horizonte - MG. Anais do Congresso Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação, 2005. p. 150-154.
  5. MINDLIN, P. A. L. ; BARTH, F. J. ; SPINA, E. ; GABOS, D. . Simulation distance of heterogeneous network QoS evaluation tool. In: 9th WSEAS International Conference on Computers, 2005, Atenas. Proceedings of the WSEAS Conferences: 9th WSEAS International Conference on Computers (ICCOMP 2005), 2005.
  6. BARTH, F. J. ; MINDLIN, P. A. L. ; SPINA, E. ; GABOS, D. . CONE - Convergent Heterogeneous Networks QoS Evaluation Tool. In: IBC 2005 - International Broadcast Conference, 2005, Amsterdam, The Netherlands. IBC2005 - Conference Publication. London : IBC, 2005. p. 381-388.